Seis navios atracam em Santos durante Operação Texto atualizado em 23 de Outubro de 2007 - 01h01 |
Cláudia Dominguez jornalista* |
É a primeira vez neste ano que o Porto de Santos recebe seis navios da Marinha brasileira em apenas um dia. As fragatas “Niterói”, “Bosísio”, “Rademaker”, as corvetas “Inhaúma”, “Julio de Noronha” e o submarino “Tupi” estiveram atracados no Porto de Santos entre os dias 18 e 21 como parte da Operação Torpedex/07.
Durante sete dias, o Grupo-Tarefa (GT) comandado pelo contra-almirante Wilson Barbosa Guerra, 40 anos de Marinha, realizou manobras e exercícios de guerra anti-submarino, de superfície e antiaérea, além de exercício de reboque, com o objetivo de manter a prontidão operativa dos navios da esquadra brasileira. Dessa vez, como o próprio nome da operação sugere, o foco dos exercícios foi o lançamento de torpedos. “O planejamento é simples, já que temos todos os exercícios cotejados. São procedimentos operativos prontos para você colocar em vigor. Geralmente esses exercícios são realizados entre grandes operações. As saídas para adestramento são constantes”, explica o comandante do GT. O contra-almirante Guerra, que há um ano e meio também é comandante da Força de Superfície da Marinha do Brasil, esteve a bordo do navio-capitânia, a fragata “Niterói”. Cerca de 1.800 homens participaram dessa operação realizada a 150 milhas da costa em águas profundas onde não há tráfego de navios mercantes. Com a média de 10 exercícios diários, a tripulação trabalhou 24 horas do dia. A função de comandar o GT exige um alto nível de experiência. Cabe ao comandante do Grupo conduzir todos os eventos, coordenar para que as coisas aconteçam como planejado. “O lançamento do torpedo é o exercício que tem maior grau de dificuldade. Nós temos um alvo que é colocado dentro d’’água e este emite uma freqüência que tem que ser captada pelo sonar do navio. Há todo um procedimento para fazer um ataque a ele”.
Ele explica que primeiramente é feito um simulado para depois haver o lançamento do torpedo. “Depois tem que recolher o torpedo porque esse é um torpedo de exercício. Quando é lançado dentro d’’água ele tem uma “cabeça” onde é gravada a corrida dele. Depois é feita uma análise para ver se teria acertado o submarino ou não num caso real”. Capitão dos Portos do Estado de São Paulo entre 2003 e 2004, o carioca Guerra, 56 anos, tem um carinho especial por Santos. “A cidade é a imagem do Rio de Janeiro. A gente chega aqui e quer ir à praia. É uma cidade muito parecida com o Rio, embora a qualidade de vida seja bem melhor. Por isso, gosto tanto daqui. Ando com certa facilidade pela cidade de Santos, não só porque morava aqui, mas porque a gente vem muito para cá. Nesses dias em que estamos atracados já fui almoçar com os amigos... o pessoal todo liga. É muito gostoso”. Na volta para casa, um exercício ainda os aguardava. “A gente vai transitar numa área em que o submarino está lá esperando a gente e a gente não sabe onde ele está. Tem que descobrir onde ele está porque a missão dele é nos atacar e a nossa de nos defender”. Provavelmente, tudo transcorreu conforme imaginado. |
Translate
terça-feira, 23 de outubro de 2007
Porto de Santos recebe seis navios da Marinha brasileira
Arquivo do blog
-
▼
2007
(156)
-
▼
outubro
(36)
- Une campagne au Brésil à l'étude pour les Super Et...
- MOURA NETO :Programa nuclear poderá ser concluído ...
- No sailors for Norway's new frigates?
- Coast Guard Transfers Cutter Gentian to Columbian ...
- Porto de Santos recebe seis navios da Marinha bra...
- Une campagne au Brésil à l'étude pour les Super Et...
- TIKUNA NOS EUA - VEJA A REPORTAGEM EM www.basemili...
- US Navy Begins Training Deployment to West Africa
- China's New SSBNs ?????
- Estação Naval do Rio Negro (ENRN) executa reparo i...
- EUROPEAN COMMISSION Unveils New EU Maritime Policy
- The Royal Navy Faces Irrelevance
- Australia's Canberra Class LHDs
- Sous-marins du type Barracuda
- 62ª Regata Escola Naval
- INDIA Navy's Expanding Strategic Reach
- Latin America's New Security Reality:Irregular Asy...
- China's Expansion into rgentina's Telecommunicatio...
- American Grand Strategy for Latin America in the A...
- Airborne Laser Aircraft
- Rethinking French defense
- Submarine R-12 Memorial Dedication
- US proposes to build jungle facility in Suriname t...
- Future Lynx light helicopter programme
- Americas Elegant Decline
- Royal Navy Cuts To Be Announced Tomorrow
- New Chinese Ballistic Missile Submarine Spotted
- Un missile antinavire léger vivement souhaité
- FORÇA NAVAL DO NORDESTE
- Supprimer des frégates, un non sens économique et ...
- DCNS en passe de vendre ses premières corvettes Go...
- Por quê o veleiro “CISNE BRANCO” é cativante?
- FREMM : Feu vert pour la première tranche
- Second porte-avions : Saint-Nazaire souhaite une c...
- SPS Blas de Lezo (F103) Listing, Returning to Port
- DCNS prépare la mise à flot du premier sous-marin ...
-
▼
outubro
(36)