Fragata "Constituição" realiza Operação BOGATUN-2008
A Fragata “Constituição” (F42) participa entre os dias 25, 26 e 27 de novembro, juntamente com navios da Marinha do Chile, da Operação "BOGATUN-2008", realizada na área marítima compreendida entre as cidades de Talcahuano e Valparaiso, no Oceano Pacífico, na costa chilena.
Participam os seguintes meios navais do Chile: Fragatas "Almirante Cochrane” e “Prat”; Submarino SSK “Carrera”; Rebocador “Galvarino” e as Aeronaves PC-7, P-3ACH e P-111, baseadas em terra.
Nesta operação, o Grupo-Tarefa brasileiro-chileno realiza diversos exercícios de Guerra Anti-Submarino; de Superfície e Antiaéreo; Operações Aéreas com helicópteros orgânicos; Tiro de Superfície sobre Alvo Rebocado; Tiro Anti-Aéreo sobre Granada Iluminativa; Transferência de Carga Leve, entre outros. A operação visa obter uma maior interoperabilidade entre as Marinhas brasileira e chilena, aumentando o nível de adestramento e aprestamento dos navios e de suas atripulações nas operações conjuntas entre países.
A participação da Marinha do Brasil na Operação “BOGATUN-2008” tem como um dos seus propósitos o intercâmbio de conhecimentos técnico-profissionais, troca de experiências profissionais e o estreitamento, cada vez maior, dos laços de amizade entre o Brasil e o Chile.
O encerramento da Operação "BOGATUN" ocorrerá com a atracação dos navios no porto de Valparaíso, ocasião em que a Fragata “Constituição” iniciará a sua participação na Exposição e Conferência Internacional Marítima e Naval para a América Latina (EXPONAVAL), que contará com a presença de Navios e Empresas de vários países como: Reino Unido, Itália, França, Holanda, Estados Unidos, México, Argentina, Peru, Canadá, África do Sul, Bélgica, Alemanha, China, entre outros.