Fragata "Constituição" navega pelo Estreito de Magalhães para realizar a Operação "Bogatun"
A Fragata "Constituição" (F42) suspendeu de Punta Arenas com destino a Talcahuano (Chile), no dia 15 de novembro, continuando sua travessia para realizar a Operação “BOGATUN-2008”. Navegando em águas interiores, A F42 passou pelos "Canais Chilenos" e pelo "Estreito de Magalhães".
O "Estreito de Magalhães" é uma passagem navegável, situado ao sul da América do Sul, entre o continente, a "Terra do Fogo" e o "Cabo Horn", registrando-se como a maior e mais importante passagem natural entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Antes da criação do Canal do Panamá, o "Estreito de Magalhães" era a única passagem utilizada para atravessar do Atlântico ao Pacífico evitando-se, assim, o tempestuoso "Cabo Horn".
A F42 realizará, ao todo, 90 horas de navegação pelo "Estreito de Magalhães" e pelos "Canais Chilenos". A região dos canais possui um clima instável e suscetível a constantes mudanças em poucas horas.
Durante toda a travessia, o navio foi acompanhado por dois práticos militares, oficiais da Marinha do Chile, que proveram assessoramento durante o transcurso dos estreitos, angusturas e canais.
Após a saída dos "Canais Chilenos", o navio atingirá o Oceano Pacífico e demandará o porto de Talcahuano, de onde iniciará os preparativos para realizar a Operação "BOGATUN-2008".
Fotografias são raras
As fotografias da F42 foram tiradas por meio de sobrevôo de sua aeronave orgânica ("Lynx"), quando o navio encontrava-se navegando pelos "Canais Chilenos", após ter sido obtida autorização para sobrevôo, junto à Força Aero-Tática (FAT) chilena.
As excelentes imagens e filmes feitos na ocasião podem ser consideradas raras, pelo fato de, nem sempre, as condições de tempo naquela área serem favoráveis, de forma a proporcionar a oportunidade de se navegar em um verdadeiro "espelho d´água". Os próprios Oficiais da Marinha do Chile (práticos que auxiliaram na navegação) ficaram impressionados com as fotos tiradas.
Saiba mais sobre a participação da F42 na Operação "Bogatun-2008"