Translate

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

23 de agosto - Aniversário da Aviação Naval

SeaHawk

23 de agosto - Aniversário da Aviação Naval

No dia 23 de agosto a Aviação Naval Brasileira da Marinha do Brasil completa 92 anos. Para comemorar a data, será realizada uma cerimônia militar, em 29 de agosto no Complexo Aeronaval de São Pedro D'Aldeia, que contará com a presença de autoridades civis e militares.

Principais eventos:

1) desfile militar com a participação de alunos da Escola Carneiro Ribeiro e de militares da reserva que ajudaram a escrever a história da Aviação da Marinha do Brasil; e

2) demonstração aérea realizada por aeronaves da Aviação Naval.

Como é composta a Aviação Naval?

A Aviação Naval é composta pela Força Aeronaval, sediada em São Pedro D'Adeia, à qual estão subordinadas as seguintes Organizações Militares:

1) Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia;

2) Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval;

3) Depósito Naval de São Pedro da Aldeia;

4) cinco Esquadrões de Helicópteros; e

5) um Esquadrão de Aviões.

Há, ainda, três Esquadrões de Helicópteros sediados em Manaus-AM, Ladário-MS e Rio Grande-RS subordinados, respectivamente, aos Comandos dos 9°, 6° e 5° Distritos Navais.

Quais as operações realizadas pela Aviação Naval?

Além das missões operativas que realizam embarcadas nos navios da Esquadra e das Forças Distritais ou com os Fuzileiros Navais as aeronaves da Aviação Naval também participam da busca e resgate de náufragos e embarcações em perigo nas áreas sob responsabilidade do Brasil no Atlântico Sul, fiscalização da navegação aquaviária marítima e fluvial, apoio à Defesa Civil na proteção e redução dos efeitos das calamidades públicas, apoio logístico em campanhas de saúde pública de várias esferas de governo ou apoio a outras instituições públicas como a justiça eleitoral, em processos eleitorais e levando cidadania a comunidades isoladas. Participam, ainda, de importantes projetos nacionais como do Programa Antártico Brasileiro e de assistências médica e odontológica às comunidades ribeirinhas na região amazônica e no Pantanal Mato-grossense.

Saiba mais detalhes sobre a Aviação Naval brasileira no site www.mar.mil.br/foraer

Arquivo do blog