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domingo, 24 de julho de 2011

O misterioso – Projeto 20.120 ou B-90 Sarov

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Autor: konner

Plano Brasil

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGqKgtL7gHiyJ-yq3yUmszNMKaNrHXuuwtbX1dLNEj10_t0q0UBvt-5WWkkFjwwPGKZ-ZuazHgc330mhgXyUHgTihp41SN_Epx36y6eQIxXoiFmVVnE51pR6GrgdMNQbjE054my2IVhqs/

É o único da classe, e é chamado – projeto 20.120 ou B-90 Sarov.

Com base nos dados conhecidos e nas afirmações da marinha russa, ganha mais consistência a tese de que de fato o B-90 Sarov é utilizado como plataforma experimental para uma solução ‘equivalente’ ao AIP.

Tudo indica que a plataforma em si, se trata de mais uma das derivações da classe Kilo.

http://militaryrussia.ru/i/284/216/5iEwn.jpgOs submarinos da classe Kilo, são do tipo convencional, com propulsão a diesel desenhada ainda no período da antiga União Soviética, os quais eram derivações diretas dos projetos alemães.

É de fato importante ressaltar que, por causa do ruído emitido pelos motores diesel, todos os submarinos da classe Kilo, contam com um motor – adicional diesel de baixa potência – sendo, portanto, mais silencioso o seu deslocamento quando a baixa velocidade em caso de emergência, reduzindo com este motor de baixa potencia ao mínimo o seu sinal sonoro ou ruído.

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Pela sua dimensão e reduzido ruído, as versões mais novas, conquistaram a fama de submarinos mais silenciosos do mundo, e de certa forma já equivaleria “ao efeito” dos submarinos equipados com sistemas AIP.

http://www.planobrasil.com/wp-content/uploads/2011/07/sub-Plano-Brasil-1.jpgMas, há quem afirme que as origens do B-90 Sarov provavelmente podem ser encontradas na década de sessenta, quando a NIKIET projetava um — reator nuclear – que poderia ser usado em ‘submarinos convencionais’, e isto além do uso da propulsão a diesel.

Ao longo dos anos, foram realizados diversos experimentos e produziram-se alguns protótipos. Na década de oitenta foram apresentados alguns projetos, chamados Romashka e Sargan.

http://www.planobrasil.com/wp-content/uploads/2011/07/sub-Plano-Brasil-2.jpgNo entanto, o B-90 Sarov foi desenhado e desenvolvido por Rubin Design Bureau em 1989, e a construção teve inicio no estaleiro Sormovo Krasnoye em Nizhny Novgorod, no mesmo ano.

Segundo o BarentsObserver.com : Uma das características únicas do submarino B-90 Sarov, é seu — reator nuclear ultrapequeno – destinado a recarregar as baterias do submarino, dando a este condições de permanecer submerso por muito mais tempo do que é aceito hoje como normal, isto já incluindo na avaliação os que possuem a tecnologia AIP.

http://www.planobrasil.com/wp-content/uploads/2011/07/sub-Plano-Brasil-3.jpgTodo o processo de construção e desenvolvido do B-90 Sarov foi realizado envolto em grande sigilo, sem duvida alguma um dos projetos mais classificados de submarino na história moderna da Marinha da Rússia.

De fato, a primeira vez que se ouviu falar sobre o projeto deste submarino foi no dia 06 de Setembro de 2007, 18 anos após o início dos trabalhos e já bem próximo do anuncio oficial da conclusão do mesmo, em 14 de Dezembro de 2007.

http://www.planobrasil.com/wp-content/uploads/2011/07/sub-Plano-Brasil-4.jpgPor muito tempo não havia fotos de seu exterior, especialmente abaixo da linha d’água.

Tirando o fato de que é um banco de ensaio para algum tipo de equipamento experimental, o que se sabe é muito vago, não há confirmação alguma sobre suas reais prestações.

http://www.planobrasil.com/wp-content/uploads/2011/07/sub-Plano-Brasil-5.jpgContudo, já existem algumas especulações mais extravagantes, como a de que ele possui um único tubo de lançamento de grandes dimensões na posição horizontal para um dispositivo desconhecido, ainda em faze experimental.

http://military.tomsk.ru/i/284/216/bCZPc.jpgA natureza desse dispositivo é desconhecida, mas, fala-se sobre a possibilidade de ser um míssil balístico ou um torpedo de longo alcance com capacidade para entregar uma ogiva nuclear ou convencional com uma considerável capacidade de destruição. No entanto, quero frisar que tudo isso é apenas conjecturas, pessoalmente não tive como comprovar por meios de fontes mais fiáveis estas informações.

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Em 11 de Agosto de 2008, o B-90 Sarov entrou oficialmente em serviço com a Frota do Norte, ainda em fase de testes de mar.