Translate

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

INDIA Questões monetárias podem cancelar o negócio.


Porta-aviões Admiral Gorshkov continua em dúvida

03.12.2007

A venda do porta-aviões Admiral Gorskkov por parte da Rússia à União Indiana continua envolta em duvidas no memo de declarações por parte de responsáveis oficiais da marinha indiana.

Em 2004 a Rússia vendeu por um valor simbólico à Índia o mais recente dos seus quatro porta-aviões da classe Kiev, o Admiral Gorshkov, de 44.000 toneladas com a condição de a modernização do navio ser feita em estaleiros russos. A modernização implicava alterações estruturais de grande porte, que devem transformar aquilo que era segundo os russos um cruzador porta-aviões, cuja proa era a de um cruzador lança-mísseis, num porta-aviões puro, com a parte da proa do navio convertida para acomodar uma coberta de voo muito maior.
Com o porta-aviões a Índia comprou à Rússia um total de 30 aeronaves do tipo MiG-29K, juntamente com vários helicópteros.

Segundo os planos delineados entre russos e indianos o Gorshkov, entretanto rebaptizado Vikramaditya deveria ser entregue em 2008, o que neste momento é certo que a entrega não vai ocorrer nesse ano, como também já não é certo que ocorra em 2009 como ainda há alguns meses previa o ministro da defesa indiano.

À medida que vão sendo divulgados dados e que se vão tornando públicos os compromissos assumidos entre russos e indianos, a contabilidade do negócio torna-se mais «límpida». Assim, o aumento do preço combinado de 974 milhões de dólares americanos parece ser o principal problema, pois segundo as últimas noticias, ao custo inicialmente previsto, os russos estão agora a somar mais 1.200 milhões de dólares pelo navio , o que representa um aumento de 123% relativamente ao preço originalmente combinado. A somar aos 974 milhões, há ainda um total de 526 milhões para os equipamentos adicionais.

Almirante Surehsh Mehta: Não pagamos!
Segundo o comandante da marinha da Índia, almirante Surehsh Mehta o negócio foi feito entre os governos dos dois países e a Rússia tem a obrigação de fornecer à Índia o navio conforme estipulado nos contratos entre os dois países.
Em entrevista à imprensa indiana o almirante adiantou ainda que a Índia estará na disposição de aceitar um aumento do preço do navio, mas que poderá chegar até um valor de 500 milhões de Dólares, elevando o valor de $974 milhões de dólares para 1 474 milhões de dólares, mas que pagar mais 1 200 milhões pelo navio tornaria o projecto pura e simplesmente insustentável.

A imprensa indiana, também afirmou que, embora isso seja visto como uma forma de pressionar os russos, as autoridades militares indianas, que já pagaram aos esteleiros na Rússia um total de 460 milhões de dólares, poderão pura e simplesmente cancelar o projecto e não comprar o navio se a Rússia não se comprometer a entrega-lo conforme contratado.

A Índia possui presentemente apenas um porta-aviões, o ex Hermes britânico que combateu nas Malvinas, mas a título de precaução foi já adiantado que em vez de prever a sua retirada de serviço o Viirat deverá ser ainda submetido a uma nova modernização com o objectivo de o manter em operação durante mais alguns anos.

Arquivo do blog