Translate

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Acordo entre Brasil e França trará submarino nuclear, diz Jobim

Acordo entre Brasil e França trará submarino nuclear, diz Jobim

Acordo deverá ser assinado em dezembro deste ano.
Novo equipamento é necessário para garantir segurança das novas bacias.

Dório Victor Do G1, em Itapemirim (ES)


Acordo entre Brasil e França trará submarino nuclear, diz Jobim (Foto: Dório Victor/G1)

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, informou nesta segunda-feira (22) que o governo brasileiro assinará um acordo estratégico com a França no final deste ano que prevê, entre outros pontos, a construção do primeiro submarino nuclear do país.

A declaração foi dada nesta segunda-feira, durante a Operação Atlântico, realizada no estado do Espírito Santo. O evento consiste em exercícios de guerra envolvendo ações em conjunto do Exército, Marinha e Aeronáutica. Na ocasião, Jobim informou que a decisão de criar um acordo estratégico foi tomada em dois encontros entre os governos francês e brasileiro, realizados neste ano.

"Nestes encontros ficou definida claramente a parceria estratégica com a França. (...) A respeito da Marinha, vamos construir o submarino nuclear. Nosso acordo com eles é a construção da parte não nuclear do submarino. (...) O presidente Sarkozy deverá vir ao Brasil no final do ano para firmar este acordo, que deverá ser assinado no dia 22 ou 23 de dezembro", disse.


Acordo prevê novo helicóptero
Dentre outros aspectos previstos no acordo está a construção de um helicóptero (E-725) que, segundo o ministro, é superior ao utilizado pelas Forças Armadas. "O terceiro quesito do acordo é o que eu chamo de capacitação do soldado do futuro, que é um soldado totalmente preparado. É o que queremos para a Amazônia", disse, sem explicar quais seriam os treinamentos e equipamentos deste novo soldado.

Uma das principais vantagens do novo submarino em comparação aos usados atualmente estão o tempo de permanência embaixo da água, muito superior aos convencionais. "O Brasil não tem inimigo, mas nós temos que continuar em defesa da capacitação nacional, para o Brasil poder dizer 'não' em algum momento", disse.

Acordo prevê quatro submarinos convencionais
O Comandante de operações navais, almirante Álvaro Luiz Pinto, informou que o acordo prevê a construção de mais quatro submarinos convencionais. "O submarino convencional é projetado para atuar em regiões próximas à costa. No entanto, os quatros nos darão embasamento para desenvolver o submarino nuclear aqui no país", disse.

Arquivo do blog