Translate

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Esquadra parte para realizar exercícios da Operação "Atlântico"

Fase de planejamento da Operação Combinada “Atlântico” é iniciada

Esquadra parte para realizar exercícios da Operação "Atlântico"

Um Grupo-Tarefa (GT) formado por navios da Esquadra suspendeu, no dia 17 de setembro, do Rio de Janeiro para participar da Operação Combinada Atlântico.

Durante a operação, planejada por um Estado-Maior Combinado, a Marinha, o Exército e a Força Aérea realizarão exercícios no litoral dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, visando a defesa das áreas das Bacias de Campos, Espírito Santo e Santos, e da infra-estrutura de petróleo e gás da Região Sudeste.

O GT é composto pelo Navio de Desembarque Doca “Rio de Janeiro”, Navio-Transporte de Tropas “Ary Parreiras”, Navios de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Mattoso Maia” e “Garcia D’Ávila”, Fragatas “Niterói”, “Rademaker”, “Bosísio” e “Greenhalgh”; Corvetas “Inhaúma” e “Frontin”; Rebocador de Alto-Mar “Tritão”; Navios-Varredores “Anhatomirim” e “Albardão”. Estão envolvidos aproximadamente 3.000 militares, entre Oficiais e Praças.

O Navio de Desembarque de Carros de Combate “Garcia D’Ávila” participa de sua primeira comissão como integrante de um GT, transportando tropa da Força de Fuzileiros da Esquadra. O mais novo meio da Esquadra possui, ainda, capacidade para realizar o transporte de carros de combate, veículos e equipamentos pesados e “containers”, além de operar com aeronaves. Profissionais da mídia, a bordo da Fragata “Niterói” e do NDCC “Garcia D’Ávila”, realizaram a cobertura do exercício de saída de porto dos navios, com oposição de navios e de submarinos inimigos, simulados por Navios-Patrulha do Comando do 1º Distrito Naval e Submarinos da Força de Submarinos. Helicópteros da Força Aeronaval participaram, com os navios, no referido exercício.

Arquivo do blog