Translate

domingo, 25 de novembro de 2007

NApOC Ary Rongel o primeiro a chegar na area do naufrágio


NApOC Ary Rongel o primeiro a chegar na area do naufrágio

Passe o mouse sobre as fotos e veja as legendas.
Esquilo Bi Turbina do HU-1, aeronave orgânica do NApOc Ary Rongel e que foi a primeira a chegar ao local do naufrágio, vetorando os navios mais próximos para o resgate dos passageiros
NApOc Ary Rongel em foto tirada quando na Argentina há poucas semanas atrás
Foto do Explorer tirada pouco antes de seu naufrágio

Ao contrário do divulgado pela mídia mundial, na realidade, o primeiro navio que chegou à área do sinistro foi o NApOc ARY RONGEL da Marinha do Brasil , através de sua aeronave orgânica, um Esquilo Bi-Turbina do HU-1. Ao chegar na área, a aeronave vetorou os navios ENDEAVOUR (National Geografic) e NORD NORGE, para o local onde estavam concentradas as balsas. Além disso, a simples presença de uma aeronave já transmitia conforto e segurança ao náufragos, pois os induziram a acreditar que o resgate estava próximo, por vir.
O NApOc Ary Rongel estava fundeado, quando recebeu o sinal de socorro e começou, juntamente com o M/V NORD NORGE, a coordenar as ações de resgate. O combinado foi que o NORD NORGE, a cerca de 25 milhas do local do sinistro faria o resgate - evidentemente, em face de sua maior velocidade - e o NApOc Ary Rongel lançaría a aeronave a fim de verificar in loco, o estado do EXPLORER, bem como o das baleeiras e dos botes. O EXPLORER reportou que teve uma avaria no HPC, ficou fora de controle e bateu, muito provavelmente num pedaço de gelo submerso.
Quando NApOc ARY RONGEL chegou à área, felizmente todos os náufragos já haviam sido recolhidos, todos com vida, com a ajuda da vetoração da aeronave do navio . Desta forma, o NApOc ARY RONGEL e o M/V ENDEAVOUR recolheram os botes e as baleeiras, à deriva. Neste momento, o mar já havia subido (ondas de 4 a 5m), com vento reinante de 40 nós.
Após encerrada a faina, e feitas todas as ações visando a salvaguarda da vida humana no mar e dentro dos limites de segurança do navio , o NApOc ARY RONGEL regressou para a Baía do Almirantado.
Vale a pena ressaltar que a foto acima tirada pelo NApOc ARY RONGEL mostra o Explorer ainda na superficie. Quando a Marinha Chilena chegou, representada pelo seu navio de pesquisas antárticas ALTE VIEL, o M/V EXPLORER já havia afundado.


Fonte: ALIDE

Voltar ao Índice de Notícias

Arquivo do blog