Translate

terça-feira, 18 de março de 2008

Navio de Assistência Hospitalar para oPantanal

Marinha do Brasil adquire mais um Navio de Assistência Hospitalar


Marinha do Brasil adquire mais um Navio de Assistência Hospitalar

Com a finalidade de intensificar as Ações de Assistência Cívico-Social (ACISO) e Assistência Hospitalar (ASSHOP) para atendimento às populações ribeirinhas, principalmente nos municípios de Corumbá, Porto Murtinho, Ladário e Cáceres, todas localizadas em Mato Grosso do Sul, a Marinha do Brasil adquiriu mais um Navio de Assistência Hospitalar (NAsH). Atualmente, já existe NAsH na região amazônica, num total de três unidades.

O propósito deste tipo de navio é prover assistência médico-hospitalar, odontológica e sanitária às populações ribeirinhas; conduzir campanhas de medicina preventiva com ênfase nas imunizações contra as viroses infantis, patologias endêmicas e controle de doenças transmissíveis; e coletar material para pesquisas de doenças tropicais ao longo das comissões.

As comissões são programadas de forma a atender cada pólo de saúde pelo menos duas vezes a cada ano. A programação é condicionada pelo regime de cheia dos rios. Outra importante tarefa é a realização de campanhas educativas sobre segurança do tráfego aquaviário.

A presença de um NAsH na região do Comando do 6° Distrito Naval (Com6ºDN), com sede na cidade de Ladário/MS, atenderá também às necessidades de apoio logístico durante os deslocamentos das tropas e dos navios, por ocasião das Operações na faixa de fronteira. Marinha do Brasil adquire mais um Navio de Assistência Hospitalar

Além disso, esse navio poderá ser empregado em apoio à Defesa Civil dos Governos do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, bem como no auxílio às Prefeituras das cidades circunvizinhas aos principais rios do Pantanal, por ocasião de calamidades públicas ou quaisquer outras atividades que requeiram um navio com a capacidade de levar atendimento médico-odontolológico aos menos assistidos.

A maior concentração de ribeirinhos encontra-se no município de Corumbá, onde existem aproximadamente 30 localidades povoadas com total de mais de 300 famílias.

Em algumas localidades a presença dos nossos navios constitui-se no único atendimento médico e odontológico regular de que os ribeirinhos dispõem ao longo do ano.

Arquivo do blog