Translate

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Marinha realiza Operação ADEREX-I/08

Marinha realiza Operação ADEREX-I/08

A Marinha do Brasil realizou, no período de 21 a 29 de julho, na área marítima compreendida entre as cidades do Rio de Janeiro e Santos, a Operação “ADEREX-I/08”, com o propósito de elevar o grau de prontidão e adestramento, e avaliar o desempenho das unidades da Esquadra Brasileira.

Participaram da Operação os seguintes meios da Esquadra: Fragata “Independência”, Fragata “Niterói”, Fragata “Rademaker”, Fragata “Bosísio”, Corveta “Frontin”, Corveta “Inhaúma”, Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta” e Submarino “Tamoio”, além de aeronaves SH-3, UH-14, AH-11A e UH-12/13.

Também participaram os Navios-Varredores "Anhatomirim" e "Albardão", pertencentes ao Comando do 2º Distrito Naval (Salvador), além do Navio-Patrulha "Guaporé" e do Rebocador de Alto-Mar "Tridente", do Comando do 1º Distrito Naval (Rio de Janeiro).

Durante a operação, estavam embarcados na Fragata “Independência” o Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante João Afonso Prado Maia de Faria, Comandante da Força-Tarefa, e o Chefe do Estado-Maior da Esquadra, Contra-Almirante Dilermando Ribeiro Lima; e na Fragata “Niterói” o Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante José Aloysio de Melo Pinto.

Foram realizados diversos exercícios e manobras, dentre os quais: exercícios de guerra anti-submarino, tiro antiaéreo, operação de interdição marítima e transferências de cargas leves e óleo combustível, entre navios, no mar.

Este tipo de Operação permite que as tripulações adquiram crescente grau de adestramento e se tornem cada vez mais familiarizadas com os procedimentos, equipamentos e sistemas de seu ambiente de trabalho, o que resulta em uma maior coordenação e agilidade das equipes componentes dos meios navais e aeronavais da Marinha do Brasil.

Veja aqui as fotos dos meios aeronavais que participaram da Operação


Arquivo do blog