Marinha do Brasil Adquire Novas Aeronaves
A Alta Administração Naval vem se empenhando na busca por soluções para o reaparelhamento da Marinha do Brasil, de modo a recuperar e modernizar os diversos meios que compõem a base material do Poder Naval.
Com relação aos meios aéreos, especificamente as aeronaves SH-3A/B "SEAKING", os estudos e análises desenvolvidas pelos setores responsáveis indicaram a necessidade de sua substituição, devido ao seu longo tempo de emprego. A aeronave selecionada para tal, foi um Helicóptero de Multi-Emprego, com capacidade de realizar missões anti-submarino(ASW) e contra navios de superfície(ASuW).
Para concretizar tal substituição, foi assinada, no dia 28 de maio, junto ao governo dos Estados Unidos da América, a Carta de Oferta e Aceitação que permitirá o início do processo de aquisição de quatro aeronaves S-70B "Seahawk"(com possibilidade de mais duas), desenvolvidas especificamente para emprego naval e para missões ASW e ASuW.
Essas aeronaves comporão o inventário do 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1), mantendo, dessa forma, a sua capacitação em cumprir as tarefas que lhe são atribuídas.